buzios2.jpeg

Ilha dos Búzios - SP

A Ilha dos Búzios, é a segunda maior ilha do Arquipélago de Ilhabela, depois da Ilha de São Sebastião - Como é chamada a ilha Principal do município.

Abriga uma comunidade caiçara com cera de 180 pessoas que vivem de atividades como pesca e artesanato.

É um ponto perfeito para a prática de mergulho do nivel Básico ao Avançado. Durante o mergulho é possível apreciar uma exuberante vida marinha com tartarugas, raias e uma grande variedades de peixe.

.

Sobre a Ilha 

Durante a navegação até o arquipélago, é comum a avistagem de grupos de golfinhos nariz-de-garrafa, baleias de Bryde e até Jubartes. Nas ilhas não há praias, seus entornos são formados por costões rochosos e reentrâncias chamadas de sacos, proporcionando variados perfis para os mergulhos. As profundidades nos pontos deste destino podem variar de 3 a 30 metros e a visibilidade varia muito em função das correntes e condições climáticas, alcançando 20 metros nos melhores dias.
 

Ao longo do ano, a temperatura média da água situa-se na casa dos 22ºC, podendo chegar aos 27ºC entre meados de janeiro até a chegada do outono, já no início do verão, ocasionalmente ocorre o fenômeno das termoclinas, correntes extremamente frias em determinada faixa da coluna d’água.


Principais Pontos de Mergulho
 

Coroa
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. O que o diferencia do parcel é que este tem sua cota mais alta sempre emersa. É comum a avistagem de raias manteiga no fundo arenoso. No ponto mais central em profundidade aproximada de 3 metros, tem-se a impressão de se estar mergulhando em um aquário pela grande concentração de peixes.
Profundidade: 3 a 20 metros.

 

Costão das Estátuas
Estátuas colocadas por operadores de mergulho dão nome ao ponto. Duas estátuas marcam a entrada da maior gruta, neste costão formado por grandes pedras, tocas e fundo arenoso.
Profundidade: 4 a 15 metros.

 

Costão do Aquário
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. Parcel formado por grandes pedras, com muitas tocas e fendas, o nome já sugere a presença abundante de peixes, além de tartarugas, e no fundo arenoso as raias manteiga. Profundidade: 4 a 20 metros.

 

Ilha Sumítica
Costeira formada por grandes pedras e tocas agregando muita vida marinha.
Profundidade: 7 a 25 metros.


Parcel da Coroa
Somente com mar muito calmo. Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza. É uma formação rochosa em forma de coroa atraindo muita vida marinha. São frequentemente avistados grandes cardumes de passagem. A profundidade ideal para o mergulho situa-se entre 10 e 12 metros.
Profundidade: 3 a 22 metros.

 

Parcel da Mãe Joana
Costão rochoso formado por grandes pedras, tocas e fundo arenoso.
Profundidade: 6 a 18 metros.

 

Parcel da Pedra Lisa
Local bastante abrigado ideal para principiantes. Fundo arenoso ao redor de um grande parcel, com muitas tocas e fendas, agregando bastante vida marinha.
Profundidade: 4 a 15 metros.

 

Parcel da Ponta Oeste
Ponto sujeito a correnteza. É um parcel que se estende da costeira até o fundo arenoso no sentido sudoeste. Formado por grandes pedras, presença de tartarugas.
Profundidade: 4 a 30 metros.

 

Parcel da Sumítica
Ponto afastado da costeira sujeito a correnteza parcel com diversidade de vida marinha. Cardumes de passagem são sempre avistados. Profundidade: 3 a 30 metros.

 

Saco da Coruja
Costeira formada por grandes pedras de queda abrupta até o fundo arenoso, muitas tocas e passagens.
Profundidade: 6 a 30 metros.

 

Saco do Urubu
Grande parcel estendendo-se suavemente até o fundo arenoso.
Profundidade: 6 a 23 metros.


O que inclui no seu mergulho
 

PHOTO-2023-01-05-17-52-09.jpg

 

 

Gostaria de receber um contato? Preencha os campos abaixo:

VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA MERGULHOS E CURSOS TOTALMENTE PERSONALIZADOS

CONHEÇA NOSSA ESCOLA